quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Lição #1: Inveja a outro e não ao mesmo

Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada a um objecto: a sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.

Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.
Bendita wikipedia. Sempre com resposta para tudo.

2 comentários:

AP disse...

Oscar Wilde disse: "Toda a gente é capaz de sentir os sofrimentos de um amigo. Ver com agrado os seus êxitos exige uma natureza muito delicada".
Na vida há de tudo...

Margarida disse...

inveja..li uma cena num livro ha pouco mt revelador sobre esse sentimento mesquinho! claro q o livro foi desviado de uma determinada redacçºão de um jornal...mas tive de o devolver...pq me descobriram, de resto..LOL s n transcrevia p aqui! mas era algo sobre como isso destroi as pessoas por dentro, e para quê meus caros p q???! Shame on invejas!