segunda-feira, 13 de junho de 2011

De Roma, com amor (III.I)

Segunda, parte 2.
"Em Roma, sê romano". É mais fácil cumprir o ditado do que se pode imaginar. Dou por mim a trocar o mapa por uma lata de Coca-Cola e a caminhar pelas ruas com a maior das naturalidades. Ajuda ter uma chave de casa. Imaginem chegar a uma rua, tipo Avenida da Liberdade, sacar das chaves e entrar no prédio. Muito mais cool do que uma chave de plástico. Isto de ter preferido um apartamento tem a sua cagança, tem pois.
Ontem questionei-me sobre bebidas típicas italianas. Com álcool, o Capuccino não conta. Hoje, numa das ruas perto da Fonte di Trevi, entrei numa mercearia gourmet. Depois de conversar um pouco com o empregado, fico a saber: limoncello, é o que procuro provar. Sorte a minha, sou brindada com as mais variadíssimas especialidades italianas, das quais destaco o licor de chocolate (pode não ser tão típico, mas sem dúvida é uma maravilha) e as trufas italianas. Aqui, é assim. Sê simpática, e recebe o melhor que os romanos têm para te dar: uma genuína hospitalidade.
Na realidade, não sei como conseguem tanta simpatia. Imaginem a fábrica dos pastéis de Belém multiplicada por todas as ruas de Lisboa. Sim, aqui não há zonas sem turistas. Haja paciência!
Intriga-me também como é que não há gordos por aqui. Só se comem pizzas, uns gelados absolutamente orgásmicos e abundam os panini por toda a cidade. As pasta, ainda não provei. Não sou fã de massas, mas talvez amanhã faça o sacrifício. Difícil, difícil. Acho que vou mudar a minha visão da dietética e passar a recomendar esta alimentação aos meus clientes. Ou então mudo-me para Itália e não tenho mais de aturar o desapontamento dos clientes quando insisto que pizzas, só uma vez por mês; gelados, a extravagância da semana.
Já estive a ver os comboios para amanhã visitar Florença. O Luke suavizou bem a viagem: 2 horas, 10 euros. Na verdade, são 4 horas e 17.25 euros. Mas tudo bem... o melhor é mesmo ir ou suspeito que amanhã me dá uma súbita vontade de voltar a ver o... Vaticano, pois.
Desculpem os erros, mas postar via telemóvel e muitas vezes escrever-vos da via pública não é fácil. Quando chegar, faço uma pequena edição.
Arriverdeci!

1 comentário:

AP disse...

Babei com a descrição da gastronomia, babei!! EHEHEH deve ter sido brutal :)