sábado, 18 de agosto de 2012

Ciao, Itália!

Roma.
Eis-nos no fim. Um ano a pensar nisto, e quando chegou, terminou rápido demais. Dez dias. Inesquecíveis. De cumplicidade. De aventuras. Não voltamos os mesmos. Voltamos mais ricos, embora tenhamos ultrapassado largamente o nosso orçamento. Bem... há coisas que são "once in a lifetime" e o Um não voltará a ter uma primeira viagem. Esperou dez anos para tê-la. Creio que foi nestas coisas que abdiquei por tê-lo tão cedo. Mas o facto de o podermos fazer juntos, em idades tão bonitas como as nossas, cheias de energia e espírito de aventura, é deveras compensador. O Um disse-me, por várias vezes nestes últimos dias que não sabe o que faria sem mim. Acho que lhe deu para o sentimentalismo. Pois bem, eu também não sei o que faria sem ele. Não imagino a minha vida com melhor companheiro. Do dia-a-dia. Ou até mesmo de viagem. Nunca tive melhor.
Pude trazê-lo a uma terra que me fascina. Pude plantar a semente da curiosidade e do amor pelo próximo. Mostrar-lhe cultura e culturas. Ensinar-lhe a importância da língua, de aprender línguas, e do desenrasque.
Assim terminam os últimos dias da sua primeira década de vida. Parece-me simbólico. As próximas dez vão ser uma loucura, bem maior do que a que fizemos nesta viagem.
Quanto a mim, saio sempre desta terra com um aperto. Sinto que sou um bocadinho daqui. Não sei porquê, como explicá-lo, mas preciso de voltar. Vezes infinitas. Gosto disto. Das pessoas. Já falo melhor o italiano, vou-me desinibindo. Descubro-me, também pelos olhos dos outros. Têm-me dito coisas bonitas. Que nos adoram, como dupla. Que sou uma mãe carinhosa e atenciosa, mas descontraída. Que somos giros, juntos. Que o meu filho é lindo e que eu sou uma mãe super cool! Marcamos sempre a diferença em grupos, e isso é um espectáculo. Somos diferentes, independentes. Aventureiros. É bom saber. Levamos mossas no corpo. Mas levamos mais no coração. Das que ficam.
Esta foi a experiência de uma vida, e amanhã, às quatro da manhã, o despertador acorda-me para a realidade: chegámos ao fim. Talvez seja só o princípio. Que seja sempre assim: fantástico.
Arriverdeci, Itália. Ti voglio tanto bene! Grazie mille.

2 comentários:

Panda disse...

Definitivamente vou ter de ler os post's todos da viagem com calma e atenção. Italia <3

AP disse...

Acompanhei toda a leitura desta vossa grande viagem com um sorriso enorme no rosto porque vocês merecem estes momentos e porque acho que conseguiste marcar o UM com um momento tão especial, quer no que toca à experiência, quer à cumplicidade, quer ao lado aventureiro, quer no vosso amor. Adorei tudo, tudo!!