domingo, 12 de junho de 2011

De Roma, com amor (II)

Domingo.
Pensem em Lisboa aos domingos. Aqui, não tem nenhuma semelhança. Há vida, as pessoas passeiam pela cidade, as lojas estão abertas.
Ontem conheci as companheiras de quarto. Duas inglesas, amigas em aventura pela Europa e uma brasileira que insiste que não percebe português. Fala-me da sua casa gigante em São Paulo com um sotaque inglês perfeito e faz-me sono. Já conheci outro grupo de brasileiras que me entenderam perfeitamente. Não sei o que pensar sobre o assunto, senão arrumá-lo desta forma: a Isabela (da cama de cima) é uma cagona de primeira.
Optei por uma visita guiada ao Coliseu e ao Fórum Romano. Nunca fui boa a história. Se não me ajudassem, tudo seria um monte do ruínas para mim. A opção revelou-se acertada. Três horas e meia depois, já estava completamente rendida ao guia. Lindo, divertido e cheio de cultura. Amanhã volto a vê-lo, numa visita extremamente puritana ao Vaticano. Isto se a minha cabeça não me andar a pegar partidas a imaginar cenas com o Luke (quis a ironia da vida que o giraço do dia fosse inglês, embora na verdade pudesse ser um verdadeiro Deus Romano).
Escrevo da Praça de Trilussa, da zona de Trastevere, na margem sul do rio Tevere. É bonita demais e faço planos para jantar numa das muitas esplanadas. Não desilude as expectativas, ao contrário do Campo de' Fiori.
Há pouco sentou-se comigo um italiano que não sabia onde era Portugal. Estranho, não? Afinal nem a crise nem o futebol nos dão assim tanta visibilidade. Ou então o rapaz era simplesmente mau a geografia. Não me apeteceu continuar a conversa quando me perguntou se Portugal era um país grande. Enfim, mas ele lá puxou por mim e a conversa até acabou divertida. Em Roma, nunca te sentes sozinha. Quando se pagam 13 euros por um pequeno-almoço, então, sentes-te um grupo. Grande. Enorme. Colossal.
Bem, as pernas já estão descansadas (ainda não apanhei um único transporte aqui) e vou espreitar o fim de tarde na Isola Tiberina. Só páro para jantar quando as pernas derem de si. Já faltou mais.
Até à próxima.
P.S - Um livro e um dvd já cá cantam.

1 comentário:

AP disse...

Bela descrição e que boas compras :)
Faço ideia da beleza que deve ter sido esse passeio :)

P.S- a expressão cagona de primeira é maravilhosa LOLLLLLLLLLLLL