quarta-feira, 21 de abril de 2010

T2 para um e meio: O mundo está perdido. E eu?

... disse-me a jeová da Rua de São Bento, tinha-me avisado vezes incontáveis a senhora que grita em Sete Rios: o fim do mundo está para breve! E quem me manda a mim fazer ouvidos moucos?! Elas não.
Chego a casa exactamente doze horas e quarenta e quatro minutos depois de sair. Volto a dar um beijo ao Um precisamente doze horas e trinta minutos depois de lhe desejar um bom dia de escola. A continuar assim, tenho de trocar a mochila do Cars por uma que dê para encaixar o saco-cama. Na despedida, dir-lhe-ei: «tem um bom dia de escola e não te esqueças de lavar os dentes antes de te deitar». 
Estou a pensar nisto e, a sempre oportuna SIC, acha que são horas de eu saber como é a vidinha dos outros, aqueles que não nasceram nesta terra de bravos guerreiros: diz o senhor que, na Dinamarca, ninguém fica um segundo depois das quatro da tarde a trabalhar. Sublinha que há a regra dos oito: oito horas de trabalho, oito de lazer e oito de descanso. Põe imagens de crianças felizes para reforçar a ideia. Dou meia volta, sigo à procura do Um:

Meio - Preciso de um abraço teu. - que é como quem pede desculpa com o corpo, pela ausência do mesmo durante doze horas e trinta minutos.
Abraço. Diz-me ao ouvido:
Um - E eu preciso de ti.

Vou ali chorar, já venho.

(Juro que um dia reúno os trapinhos e me mudo para o mundo do pé descalço. Aquele, onde se acorda todos os dias com Sol e sorrisos na cara.)

5 comentários:

Dorushka disse...

É uma m**** esta vida, realmente... damos tempo de mais a quem não merece nada e de menos a quem merece tudo...

AP disse...

Andamos em sintonia!! Hoje estive a reflectir sobre um tema muito semelhante ao que aqui escreves. Mas sabes uma coisa?! Não precisas se quer de sair do país!! Há cá empresas em que após as 17h recebes um aviso no teu computador a dizer "O que é que ainda aqui estás a fazer? Já são horas de largares o trabalho". Tens também empresas com ginásios, direito a idas ao médico, passeios para os filhos, direito a levares os filhos, a teres os filhos no infantário deles, a ires para spa´s, a teres um dia livre por mês para desanuviares (recebendo esse dia na mesma) e tantas outras situações semelhantes a estas. Claro que a maioria não funciona assim mas que as há cá, lá isso há. Bonito era ver mais a seguir este exemplo.

** Derreti-me com o vosso abraço e diálogo :)

Miúda-Mulher disse...

Que empresas são essas AP?

AP disse...

Miúda-mulher:
Microsoft Portugal (até oferecem manicure para as mulheres, ioga, fisioterapia, lavagem carro...) o;
Cisco Systems;
Liberty ...
Houve uma reportagem, julgo que da Sic, e do Expresso, sobre este tema, que certamente ainda deve estar online. Fiquei bastante surpreendida com as condições oferecidas tendo em conta que a maioria das empresas portuguesas não funcionam assim.

Miúda-Mulher disse...

Uau! Não sabia... Obrigada AP por responderes :-) Olá Paloma, estou com saudades de te ler :-)